OBJETIVO DO SETOR DE COMPRAS

                O Setor de Compras assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios, atualmente em face do volume de recursos, principalmente financeiros, quebra-se então uma visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro de lucros. O setor de compras tem a grande responsabilidade de suprir a empresa com os insumos adequados às particularidades da organização, atendendo as necessidades do mercado.Portanto, a partir deste artigo você irá ampliar ainda mais seus conhecimentos e verá como podemos ser mais eficazes na empresa, conhecendo alguns dos objetivos do setor de compras. Dessa forma, percebe-se que a função é muito mais ampla e, se realizada com eficiência, envolverá todos os departamentos da empresa.

Diante desta importância veja algumas definições e objetivos do Departamento de Compras:

  • Suprir a empresa com um fluxo seguro de produtos e serviços para atender as suas necessidades;

  • Assegurar continuidade de suprimento para manter relacionamentos efetivos;

  • Comprar eficiente e sabiamente, obtendo por meios éticos o melhor valor por centavo gasto;

  • Administrar estoques para proporcionar o melhor serviço possível aos clientes e ao menor custo;

  • Selecionar os melhores fornecedores do mercado;

  • Ter um bom relacionamento com os fornecedores;

  • Proteger a estrutura de custos da empresa;

  • Monitorar as tendências do mercado de suprimentos;

  • Negociar eficazmente para trabalhar com fornecedores que buscarão benefício mútuo, por meio de desempenho economicamente superior.

NOVAS TENDENCIAS PARA SETOR DE COMPRAS


              Dentro de uma nova concepção, o departamento de compras que tinha como objetivo encontrar os menores preços passou a ser mais estrategicamente orientado, com a missão de encontrar o melhor produto proveniente de um número menor de fornecedores altamente capacitados. Este é um dos desafios do pessoal da área de compras. O papel de compras nas empresas é de tornar-se um elo entre a fonte produtora de suprimentos (fornecedores) e os usuários de produtos (clientes).

Ao setor de compras também é designada a difícil tarefa de equilibrar a quantidade de materiais a serem comprados, para que os demais departamentos da empresa encontrem-se satisfeitos continuamente.

Embora estes objetivos estejam bem claros, falamos da importância de sua relação com outros setores da empresa, mas não podemos nos esquecer de um objetivo fundamental, que é a estreita ligação com o setor financeiro. É muito comum nas empresas, não haver esta ligação com o financeiro.

Invariavelmente ocorre que, quem compra adquire um produto ou serviço e não percebe a importância do planejamento do desembolso financeiro, para honrar o compromisso com o fornecedor. 

Estas considerações são muito importantes, pois no dia-a-dia da consultoria observamos que as empresas têm problemas com o fluxo de caixa que está invariavelmente negativo. Um dos motivos da insuficiência de recursos para pagar as contas é justamente o descompasso entre o setor de compras e o financeiro da empresa. Não há comunicação eficaz entre setores. Portanto, desenvolva e melhore o processo de comunicação. 

© 2017 por Casa Vieira Magazine.